domingo, 25 de novembro de 2018

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: O QUE TEMOS A VER COM ISSO?


H

oje lembramos uma luta importante, a pela eliminação da violência contra a mulher. A data de  25 de novembro foi escolhida em homenagem às irmãs Pátria, Maria Tereza e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.
Você sabia que o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo? A cada dois minutos uma mulher é vítima de armas de fogo. Aconteceram 946 feminicídios no Brasil em 2017.
Lamentavelmente, apesar da implantação da Lei Maria da Penha os dados mostram-se alarmantes.
Vemos uma ambivalência, um conflito que poderia explicar porque esta lei, uma das três leis mais avançadas do mundo e já sendo conhecida por 100% das brasileiras, não realmente atinge o objetivo de diminuir os índices deste tipo de violência. Um dado revelador é que o Brasil foi o 18º país da América Latina a implantar uma lei de proteção à mulher.
A violência doméstica contra a mulher encontra –se inserida na cultura da violência, inclusive ainda machista.
Portanto, reflitamos, até que ponto não toleramos esse a violência contra a mulher?
Pesquisa do IPEA  revelou que que mais da metade dos/as entrevistados/as concordaram parcial ou totalmente com a afirmação “Se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros”. 
Continuemos.
Mesma pesquisa apontou que mais de 6 em cada 10 pessoas concordam parcial ou totalmente com a afirmação “Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar”.
É um fenômeno  complexo, constituído por vários fatores e pelos quais todos temos responsabilidades.
Caro internauta, estimulo você a pensar o quanto você  também não faz parte desse grande número de pessoas que concordam com as afirmações sexistas  dos resultados obtidos com a referida pesquisa do IPEA .
Desafio, ainda, a refletir  como em seus estudos, estágios, carreira de psicólogo (a)  você tem  sido sua participação  diante desse fenômeno.
EM BRIGA DE MARIDO E MULHER SE METE A COLHER SIM....
Veja nosso post anterior, de agosto deste ano.

ACESSE O LINK

Gostou do post?  Comente. Curta. Compartilhe
#psicologianaveia
#psicologianaveia.cmt
#cmtamaso.blogspot.com
#violênciacontraamulher
#violênciadoméstica
#LEIMARIADAPENHA


Nenhum comentário:

Postar um comentário