quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

SOCRATINHO: HISTÓRIAS DE EMOÇÕES POSITIVAS

   Bom dia !

É segunda-feira, meu amigo, minha amiga!
Como viu, Socratinho entrou no clima de Natal.
Por vezes lembramos somente da alegria e amor quando falamos de emoções positivas. Alegria e amor são consideradas emoções básicas. No entanto existem muitas outras emoções positivas. Você sabe quais são elas, sabe distingui-las? iniciamos com esta postagem, uma série de posts ao longo dos próximos dias nos quais abordaremos estas emoções básicas menos comentadas e compreendidas.
Por isso, continue nos seguindo.
Tenha uma ótima semana. Com certeza será proveitosa e recheada de gratificações.
Comente, então, amigo (a) .... "Que emoção positiva apresenta Socratinho?
A imagem pode conter: texto que diz "Faça da segunda- feira uma pista de decolagem para o sucesso. QUAL EA EMOÇÃO POSITIVA DE SOCRATINHO? psicologianauela"
Prosseguindo a séria de posts sobre Emoções Positivas desta vez, Socratinho traz um pensamento de Jeanrosana
Comente, então, amigo (a) .... "Que emoção positiva apresenta Socratinho?
A imagem pode conter: texto que diz "QUAL É A EMOÇÃO POSITIVA DE SOCRATINHO? Siga o exemplo das montanhas: Mantenha-se sereno e quieto, mesmo diante de tempestades e intempéries Conte até dez antes de agir. Se não for suficiente, conte até cem ou até mil. psicalegianauele"


As emoções positivas são um dos pilares de estudo da Psicologia Positiva, inaugurada por Martin Seligman.
Por vezes, lembramo-nos somente das emoções positivas básicas; a alegria e amor, deixando de lado outras emoções positivas, tais como a esperança. Esperança, que nada mais é que em situações adversas, pessoa torna-se resiliente e tende a utilizar a criatividade e a ansiar por transformações positivas.
As emoções positivas precisam ser cuidadas e precisam ter espaço para que emerjam e sejam cultivadas.
Importante identificarmos os breves momentos relaxantes porque têm o poder de alterar nosso corpo, nossa mente, ou seja, trazer-nos bem-estar.
Quando Socratinho transmite a mensagem: “Faça da segunda-feira uma pista de decolagem para o sucesso” ele está transmitindo esperança, ou seja, a esperança é a emoção positiva de Socratinho.
Esperança sob raiz indo-européia spe que significa expandir, aumentar, ter êxito, levar qualquer projeto adiante seja ele de ordem física ou psíquica.
Podemos também nos referir à esperança do verbo esperançar, que significa ir atrás, não desistir , de acordo com Mário Sérgio Cortella.
Pode acreditar, a esperança tem sido estudada cientificamente e segundo Synder (1994), envolve a percepção de que podemos conquistar metas ou resultados desejados. Esta teoria enfatiza o aspecto cognitivo, isto é, o foco no processo de crenças e pensamentos envolvidos na esperança. Crenças estas que nos motivam e levam à superação de desafios.
Para Synder, metas, caminhos e motivação são os três componentes da esperança. Dito de outro modo, precisamos ter objetivos significativos, traçar rotas, caminhos viáveis para atingi-los e percebermo-nos capazes, confiantes de que conseguiremos ter a devida ação para alcançarmos as referidas metas desejadas.
Ao contrário do que se pensa, a esperança não é passiva, não é o mesmo que esperar, mas sim ativa, implica em ação, esforço, isto é, desejar, focar, planejar, dedicar, atuar.
Entretanto, por exemplo nesta época do ano, no qual fazemos reflexões sobre o ano vivido, nossas experiências e buscamos planos para o ano que está descortinando, há pessoas que interpretam esperança, crê que o ano vindouro será melhor que este e fica à espera de, outro segundo grupo de pessoas que vê a esperança como uma força propulsora, que anima e estimula constantemente, que o leva a acreditar em possibilidades de atingir objetivos e vai à luta. Essa segunda forma é a que coaduna com a Psicologia Positiva.
E seguem agora dicas de músicas:
- Tente outra vez- Raul Seixas.
- Enquanto houver sol- Titãs
- Mais uma vez- Renato Russo
- Temporal- Marcelo Jeneci
- Principia- Emicida
- Apesar de você- Chico Buarque
- Canta canta minha gente- Marinho da Vila
- O bêbado e o equilibrista- Elis Regina
- Nada será como antes- Miltom Nascimento
Enfim, e você, é esperançoso, de ficar à espera ou vai à luta?
Comente! Curta! Compartilhe com quem possa ser útil.
Continue seguindo essa série de postagens. A próxima postagem será sobre a segunda emoção apresentada por Socratinho.
A imagem pode conter: texto que diz "UMA EMOÇÃO POSITIVA ESPERANÇA O ano que vem será melhor o que posso fazer para ter um ano melhor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário