quarta-feira, 4 de março de 2020

Leituras sobre Psicologia Positiva


E a Psicologia por muitas vezes deteve-se na psicopatologia, no problema, esquecendo-se de recursos de dar atenção aos aspectos positivos e de saúde.
Por vezes vemos laudos carregados dos aspectos negativos das pessoas envolvidas, déficits, no que lhes falta, criando uma caricatura do humano.
A Psicologia Positiva buscou corrigir tal viés por meio da obra Felicidade Autêntca de Martin Seligman.
Já mais recentemente Seligman assumiu de modo autêntico, com postura científica que considera seu trabalho uma ciência em construção.

Aborda  na obra Florescer que as emoções positivas são somente uma das cinco maneiras de vivermos bem.
Se perseguirmos com afinco a felicidade será que estaremos desfrutando de seus momentos ricos?  Não será melhor curtimos as belezas do caminho sem preocuparmos com a chegada?
Será possível estarmos felizes constantemente?
Eu vivi momentos de prazeres, mas também de dores, tristeza.
Por vezes em momento de perda fui orientada a não expor minha emoção, meu choro. Recusei. Precisava viver o momento.
Ora ouço, mas todo por-do-sol é igual. Engano. Cada por-do-sol é único. Aí está sua riqueza, sua plenitude; mesmo quando não conseguimos tê-lo e nuvens o escondem por minutos. Há que curtir cada dia, a viagem. E a viagem da vida inclui dias maravilhosos e ruins, não?
E você o concorda com a frase de Seligman  de que “Perseguir só a felicidade é enganoso  Não que eu seja contra a carinha sorridente perpetuada por Hollywood, mas as emoções positivas são apenas um dos elementos.”
Para Seligman o bem-estar é um
E se você me pergunta e quais são os outros elementos ? Pois bem.
Segundo a atualização de Seligman bem-estar é um constructo que não pode ser definido por uma única medida, mas composto por cinco elementos: emoções positivas,  engajamento, sentido, realização e relacionamentos.
Vejamos, então, cada um dos cinco elementos do bem-estar.
1.      EMOÇÕES POSITIVAS
E você ? Por vezes recorda-se de momentos infelizes, de  raiva,  não lembra-se do que tem a agradecer em seu dia?

Ao surgimento de momentos alegres, busquemos eternizá-los em imagens. Faça você também um resgate de suas memórias de alegrias, dessas memórias eternizadas.
Também a gratidão, amor, orgulho e esperança são outras emoções que  precisamos possibilitar que floresçam. Lembremo-nos todos os dias do que teve de bom, agradecer no dia. Façamos também uma lista do que podemos nos orgulhar e dos momentos de amor em nosso cotidiano.
2.      ENGAJAMENTO
Já aconteceu de você estar tão envolvido em  uma atividade  na qual ficou completamente absorvido em  todos seus sentidos a ponto de não perceber o tempo passar? Um estado  de intensa satisfação no qual você fica totalmente focado?
Quando a atividade desenvolvida possibilita perfeito equilíbrio entre habilidade para desenvolvê-la e  o desafio você entra  no estado flow, ou seja, pode engajar-se.

I
Podemos identificar engajamento em atletas em busca de suas melhores performances ou escritores no processo de criação de seus livros, pintores. Todavia, todos nós,  “simples mortais”, tal como em artistas e atletas podemos nos engajar e, dessa forma, experenciarmos um dos cinco elementos do Bem-Estar.
Que tal você refletir quais são as atividades que você mais gosta de fazer e se sente totalmente presente?
3.      SENTIDO
Você provavelmente deve buscar um sentido para sua vida, para suas ações não ?
Por vezes, pareceu-lhe que as coisas não faziam sentido?


Sentido consiste em dar significado à vida. Perceber-se pertencendo a algo que se acredita ser maior do que você, um terceiro elemento do bem-estar.
Precisamos fazer conexões com algo mais grandioso do que nós mesmos, tais como que implique espiritualidade, fé,  humanitário, no familiar ou no trabalho.
Importante sentirmos que nosso trabalho é útil, tem convergência e engrandece  nossas crenças e valores pessoais.
4.      REALIZAÇÃO
Você desiste facilmente ou é uma pessoa determinada? A habilidade de se apegar a alguma coisa e perseverar por um longo período, mesmo quando o trabalho em si fica muito difícil é a realização, um dos elementos que compõe o bem-estar. 


Refere-se ao sucesso, a realização, a vitória, a conquista, ao domínio. Quando nos sentimos capazes, vitoriosos em uma tarefa reforçamos nossa autoestima.
O concluir um curso superior, receber o diploma é um exemplo domínio, sucesso,  conquista que, geralmente, é celebrada com ritual da formatura.
Você relembrou hoje sobre suas várias conquistas e realizações?  Que tal listá-las?

5.      RELACIONAMENTOS
Sartre mencionou “O inferno são os outros”, Freud mencionou como um de nossos mal-estares a interação pessoal.
No entanto, não podemos negar que somos seres sociais e que junto aos outros somos acalentados em face de momentos ruins e temos indicações de vivências boas e agradáveis. Alguém discordaria que o relacionamento com os outros ( no trabalho, vida social, vida familiar) é parte importante em nossa vida e afetam nossa saúde e bem-estar?
Martin Seligman nos pergunta:
“Quando foi a última vez em que você gargalhou escandalosamente? Qual a última vez em que sentiu uma alegria indescritível? E quando foi a última vez em que se sentiu muito orgulhoso de uma realização?”

Desse modo, nossas interações pessoais fazem parte dos elementos do bem-estar.
A parábola do porco-espinho do filósofo alemão Arthur Schopenhauer nos fornece base para reflexão sobre o tema:
“Um número de porcos-espinho se amontoaram buscando calor em um dia frio de inverno; mas, quando começaram a se machucar com seus espinhos, foram obrigados a se afastarem. No entanto, o frio fazia com que voltassem a se reunir, porém, afastavam-se novamente. Depois de várias tentativas, perceberam que poderiam manter certa distância uns dos outros sem se dispersarem”.
Como podemos melhorar o relacionamento com o outro?
Primeiramente, isso perpassa pelo autoconhecimento.
Como estou me comunicando com o outro? Como tenho expressado minhas emoções?
Por que busco o distanciamento? Por que busco a aproximação?
Como está o verdadeiro equilíbrio da fronteira entre o eu o e o outro?
A Psicologia Positiva conta com técnica que podem ser aplicadas nos mais diversos contextos, inclusive na clinica.
O papo está bom, mas vamos  em outro artigo poderemos abordar as contribuições técnicas da Psicologia Positiva.

Debata conosco. Comente. Curta. Compartilhe com amigos.

#Seligman
#SaúdeMenta
#EmoçõesPositivas
#Engajamento
#Sentido
#Realização
#Relacionamentos
#Sucesso
#Felicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário