quarta-feira, 10 de outubro de 2018

SAÚDE MENTAL: BEM ESTAR FUNDAMENTAL

                                                                                 Cláudia Maria Tamaso
Você, com certeza já ouviu falar em Saúde Mental.
Mas sabia que hoje celebramos o Dia Mundial da Saúde Mental? A data foi instituída em 1992, pela Federação Mundial de Saúde Mental.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Saúde Mental se caracteriza por um bem-estar em que o indivíduo reconhece suas capacidades e limitações e consegue perceber o seu papel social, tornando-se agente de sua própria história.
O quadro descortinado pelo relatório sobre a regulação dos serviços de saúde mental no Brasil referiu que apesar de a legislação apontar a importância da prevenção em saúde mental, há carência de medidas preventivas na Saúde Mental. Acrescentou ainda a necessidade e importância de desenvolver mais estudos e propostas para a área, como forma de atender tanto os interesses da população como os interesses da gestão do SUS e da Saúde Suplementar (CFP, 2013)
Você tem conhecimento dos inúmeros desafios a serem enfrentados para implementar as diretrizes legais previstas na Lei 10.216, de 6 de abril de 2001, tais como a excepcionalidade da internação, a redução de leitos psiquiátricos, a redução do tempo de internação hospitalar, a efetivação de residências terapêuticas e do programa “De volta para casa” ?
Neste ano o tema escolhido foi: "Os Jovens e a Saúde Mental num Mundo em Mudança".
Tema fundamental na pós-modernidade na qual os valores são voláteis, transitórios, incertos aumentam ainda mais os desafios de descobrirem seu lugar no mundo, sua identidade.
É importante lembrar que transtornos mentais são doenças como quaisquer outras e, desta forma, passíveis de tratamento com grande chance de melhora e cura em muitos casos. Reconhecer estes transtornos como doenças ajuda a enfrentar o preconceito de se falar sobre o assunto e mesmo de identificar casos que exijam atenção ao nosso redor.
Nesta oportunidade, parabenizamos os profissionais resilientes que atuam na área, principalmente os colegas psicólogos. 

Aquele abraço!

Deixe seu comentário. Curta. Compartilhe
https://www.facebook.com/psicologianaveia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário