terça-feira, 1 de janeiro de 2019

VAMOS CONSTRUIR UM 2019 DIFERENTE?


V

ocê já pensou como a vida é feita de ciclos e a natureza nos ensina muito sobre eles? 

É preciso que  as folhas caiam para depois florir. Somente após a florada vêm os frutos. Tempo de semear, tempo de colher, cada um com sua beleza.
A sabedoria popular insiste nessa época: “Ano Novo, vida nova”. Renovam-se as esperanças e as energias. Tornamo-nos mais introspectivos. Avaliamos o que vivemos, o que deixamos de fazer, estabelecemos novos projetos  de vida.
Tempo de buscarmos reescrever nossa história.
 Esse vigor nos traz maior tolerância conosco e com o próximo.
Passada a euforia das festas, deparamo-nos com a rotina do dia-a-dia, as mesmas dificuldades, impostos a pagar, a mesma tarefa e colegas de trabalho.
Os desejos de Ano Novo virtuais são, em geral, um monólogo; cada um faz seu post, sem conexões com outros, sem mensagens de retribuições, sem o real diálogo.
Será que basta o desejo de mudança?  As simples promessas de Ano Novo?
 Você já se deparou fazendo planos, dizendo para si próprio no próximo ano vou mudar meu jeito de agir com os outros, vou fazer dieta, vou à academia, me livrarei daquele relacionamento insustentável, vou fazer isso, aquilo e aquele outro e ao final viu que não os efetivou?
Você não está só. Menos de 8% das pessoas obtém êxito na realização do que prometeram.
Por que é difícil manter nossos planos e realizá-los?
Inicialmente, porque a vida não é um show de mágica.  Temos que inicialmente, interpretá-la, enxergá-la de modo diferente para fazer um 2019 criativo, inventivo, transformador. Em suma, temos que ter disposição para mudarmos e não esperarmos passivamente, de um ídolo, um oráculo, um salvador da pátria a resolução de meus problemas. A mitologia grega nos traz ensinamentos de como temos necessidade de recorrer aos mitos para enfrentarmos nossas mazelas e dores.
Algo nos mantém na zona de conforto, nos velhos hábitos, mas há que ter coragem para deixa-la.
Além disso, ao realizarmos os planos para o ano que se inicia temos que pensar em metas realistas, em tempos viáveis, a curto, médio e longo prazo, descartando expectativas irreais, mais radicais.
Desse modo, mudando o modo de vermos o mundo, o pensar o outro e a si próprio podemos chegar à ação.
Por que não mudar gradativamente, valorizando as pequenas conquistas, começando a mudar pelas pequenas coisas, pelas mais fáceis, uma a uma, isto é com foco? Que tal experimentar dessa forma, fazendo você um 2019 diferente?
Pois então, que tenhamos sonhos,  que planejemos como viabilizá-los  e com nossas ações colhamos os frutos. Como disse o poeta: “Há que se cuidar do broto, pra que a vida nos dê flor, flor e fruto”.
Além de bem aventurar 2019, acolha-se.
Celebre diariamente o novo ano, a nova oportunidade.
Que colham nessa 2019, ótimos frutos  das sementes semeadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário