quarta-feira, 5 de junho de 2019


E

no dia mundial do meio ambiente, PSICOLOGIANAVEIA  traz sua homenagem a todos que têm atenção com o contexto no qual vivemos.
A data foi instituída em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na Suécia.
Sabia que uma das áreas  emergentes da Psicologia é a Ambiental, que estuda a pessoa em seu contexto, tendo como tema central as inter-relações - e não somente as relações – entre a pessoa e o meio ambiente físico e social.
Trata-se, portanto, da compreensão de interações dinâmicas,
de como o homem percebe o  ambiente,  como ele  o modifica e é transformado por ele. Como o indivíduo reage à poluição, a mobilidade das grandes centros urbanos, densidade demográfica.  Nesse ponto, citamos o estresse que tem relação do homem com seu contexto.
As primeiras referências na área surgiram nos EUA na década de 70 e,  a seguir na França 10 anos depois.
Nesta área a Psicologia dialoga de interdisciplinarmente com geógrafos humanos, os arquitetos,  urbanistas e sociólogo e  desenvolveu conceitos próprios tais como  cognição ambiental, mapeamento mental, história residencial, identidade ambiental, (percepção de) aglomeração, entre outros.
Portanto, mais que um ramo a Psicologia Ambiental  pode ser compreendida como disciplina para resolução de problemas humanos.

Finalizo instigando os profissionais de Psicologia a dedicarem-se a essa relevante disciplina.
Será que você está  percebendo o que a Psicologia tem a ver com o meio ambiente?
Faça parte de nosso debate.
Que nosso contexto seja respeitado não somente no Dia do meio Ambiente, mas em nosso cotidiano.
Neste ano, “A ONU desafia cidadãos a postarem fotos e vídeos tampando o rosto e a boca nas redes sociais. O intuito é pedir para líderes mundiais iniciativas para um ar mais limpo. Os rostos podem ser cobertos com lenços, máscaras de ar ou itens criativos que façam referência à poluição do ar. No dia 5, cada pessoa deverá postar foto ou vídeo para assumir um compromisso em reduzir a poluição do ar e marcar três pessoas ou empresas para seguir o exemplo. A ONU recomenda utilizar as hashtags#DiaMundialDoMeioAmbiente e #CombataAPoluiçãoDoAr e marcar a @ONUMeioAmbiente” (https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/bem-estar/dia-mundial-do-meio-ambiente-onu-promove-desafio-nas-redes-sociais).


Gostou do post? Curta. Comente  e Compartilhe com  amigos.



#psicologianaveia
#PsicologiaAmbiental
#psicologia
#DiaMundialDoMeioAmbiente
#CombataAPoluiçãoDoAr



Nenhum comentário:

Postar um comentário